segunda-feira, novembro 27, 2006

Cesariny
















Faz-me o favor...

Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.
É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és nao vem à flor
Das caras e dos dias.
Tu és melhor, muito melhor!
Do que tu.
Não digas nada.

Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.

domingo, novembro 19, 2006

"E sem latim?"

Há pouco encontrei o suplemento Mil Folhas do Público de sexta-feira passada. Tinha uma entrevista com José Saramago, a propósito do lançamento d'As Pequenas Memórias, e mesmo ao lado um interessante artigo de Jorge Silva Melo sobre a importância do latim para a compreensão da poesia de Cesário Verde.
Concordo integralmente e acho que a relevância do latim vai mais longe. Como JSM, também eu acho que esta língua (viva, porque está invariavelmente presente vocabulário português) deve ser leccionada nas escolas. Cada vez mais. Especialmente numa altura em que o português se vai perdendo para as exigências da rapidez tecnológica, como a idiotice das adaptações SMS.
No latim estão as bases da língua portuguesa e estudando um pouco do mesmo toma-se, de uma forma mais ampla, consciência da riqueza do português. A nível sintáctico, gramatical e de vocabulário. É uma herança que não se deve deixar perder. Precisa de sair do "eco sem nome das basílicas", deixar de ser visto unicamente dentro da redoma católica e contemplado como uma herança.
Quia plus in maledicto quam in manu est gloria.

Eu também não fui grande aluna e ai... como me arrependo.

Os Melhores Blogs de 2006

Descobri hoje que havia este concurso, graças ao Tugir. E, embora eu também não tenha grande aptidão para avaliar os outros, deixo aqui as minhas escolhas, aleatoriamente. Não sei se haverão critérios para avaliação, mas eu pautei-me pelos sítios que mais gosto de visitar. (Regulamento) A todos, boa sorte.

Melhor Blog Individual Feminino
Rititi, Miss Pearls, Bomba Inteligente, FishSpeaker, Palavras de Ursa, No Cinzento de Bruxelas

Melhor Blog Individual Masculino
Kontratempos, O Jumento, A Origem das Espécies, Bloguítica, O Jumento, E Deus Criou A Mulher

Melhor Blog Temático
Bloguítica, O Jumento, FishSpeaker, E Deus Criou A Mulher

Melhor Blog Colectivo
Blasfémias, O Insurgente, Tugir, desBlogueador de Conversa, Grande Loja do Queijo Limiano

Melhor Blog
Kontratempos, Rititi, Tugir, O Insurgente, O Jumento

Melhor Blogger
Francisco José Viegas, Pedro Mexia, Rita Barata Silvério, Tiago Barbosa Ribeiro, Carla H. de A. Quevedo, José Nunes

sábado, novembro 18, 2006

Anacronia generalizada...


Subscrevo.

"Pour briguer la présidence de la République, être une femme n'est ni un avantage, ni un inconvénient."

Michèle Alliot-Marie (UMP)

Etiquetas:

domingo, novembro 12, 2006

Verdade seja verbalizada!

Há já muito tempo que queria escrever sobre isto mas não tinha nada consistente para introduzir um assunto já de si tão vazio. Obrigado Bruno pela iniciativa.

"Tento fazer contas de cabeça, muito rentes ao chão, para perceber o que atrai um produtor, por muito dinheiro e tempo que tenha, a tricotar dinheiro em Mayas, Carlos Castros e Cláudios Ramos das traseiras da qualidade da nossa televisão.E não consigo descobrir.Do Cláudio Ramos dispenso comentários. Tenho-os guardados nas águas furtadas do insulto.Considera-se o melhor naquilo que faz (palavras da própria).E quando achamos isso, tudo o que dissermos cairá,inevitavelmente, em saco roto. Mesmo muito roto.A Maya desdobra-se em profissões para ninguém perceber que não tem nenhuma.Nem o Y estilizado do nome.Relações Públicas de discotecas, taróloga de chamadas de desperdício acrescentado e Comadre.Tudo isto lhe confere o tempo de antena que devia estar na ponta da língua de quem interessa ao público que gosta de usar ocasionalmente o cérebro."

sábado, novembro 11, 2006

"Defeatocrats" and Rebushicans

Aqui li qualquer coisa como "Bush tem que usar a humildade como a sua principal arma". Apraz-me dizer que não acho que seja suficiente. Enquanto continuam as discussões sobre a imigração, a questão do Iraque continua a esburacar as eleições de 2008.
A substituição de Rumsfeld por alguém menos "igual a ele próprio" foi o início do processo de lavagem anti-Bush no Governo. Com tantos amigos democratas, o mal-amado presidente terá que encontrar um caminho low-profile o suficiente para não se perder até 2008. No entanto, adivinham-se dias difíceis na Casa Branca pois Nancy Pelosi afirma que ela e Bush continuarão a ter as suas "diferenças".
Pergunto eu: porquê o esforço? Não costumo fazê-lo mas reproduzirei Hugo Chávez: George, a tua hora chegou!

Etiquetas: