quarta-feira, setembro 13, 2006

Teorias sobre a conspiração!

É verdade que as teorias da conspiração normalmente acontecem porque alguém encontrou alguma coisa que não faz sentido num determindo quadro de acontecimentos, no entanto, a defesa inexorável de uma teoria acaba por suscitar nas pessoas uma capacidade impressionante de fazer ligações, à priori, inconcebíveis que, à posteriori, extravasam qualquer senso de realidade.
No caso do 11 de Setembro é quase "natural" a formulação efusiva de teorias. Passados cinco anos sem capturar os seus autores, sem explicações críveis, uma América esburacada por erros e desacreditada suscita dúvidas e são essas dúvidas que vão servindo de guia a quem ainda não digeriu tudo o que aconteceu. A todos deve ser cedido o benefício da dúvida, o problema é a multidão, são as pessoas, que sob o peso da dor (ainda invariavelmente presente) e do desconhecido encontram uma certa "paz de espírito" defendendo o indefensável.
É o caso de "Loose Change", não é nada mais que um forma de canalizar respostas em falta.

Ainda sobre esta matéria, ver "There is no 9/11 conspiracy you morons". (via Blasfémias)

Ou a formulação de teorias sobre a teoria: "Os adeptos das teorias da conspiração deviam ter mais cuidado. O proliferar de teorias da conspiração é uma prova de que existe uma organização secreta cuja função é criar teorias da conspiração para desviar as pessoas dos problemas realmente importantes. Não se deixem enganar."