sexta-feira, setembro 15, 2006

"Água"


O último capítulo da trilogia de Deepa Mehta sobre os elementos chegou agora (bastante tarde!!) aos cinemas portugueses. O filme centra-se em Chuya, uma menina de 8 anos que é prometida pela família a um homem que acaba por morrer pouco depois do casamento. De acordo com a tradição indú dos anos 30, as viúvas são mulheres que foram castigadas pelos seus pecados e têm que viver isoladas do resto da população, num ashram. Sendo assim, Chuya vê-se obrigada a rapar o cabelo e é separada da sua família para ir viver numa casa onde co-habitam viúvas de todas as idades.
Aí conhece Kalyani, uma viúva também jovem, cuja beleza é usada pela viúva mais velha como forma de ganhar dinheiro através da prostituição, mas esta apaixona-se por um rapaz e ambiciona partir.
Esta história passa-se aquando a ascenção de Ghandi, numa Índia em plena mutação social.

Deepa Mehta encontrou muitas dificuldades para terminar este filme que começou em 2000 mas teve que ser interrompido porque os fundamentalistas hindús destruiram-lhe os cenários de filmagem. Entretanto esperou dois anos para que pudesse retomar as filmagens no Sri Lanka embora muitas delas também tenham sido realizadas na India.

A realizadora conta que uma vez encontrou uma viúva idosa na Índia ajoelhada no chão a chorar compulsivamente, sendo ignorada pelas pessoas que passavam evitando tocar-lhe. Ficou a saber mais tarde que ela procurava os óculos porque não conseguia ver sem eles.
É um testemunho tocante da realidade fundamentalista indú, como um acto castrador que prende as mulheres a um destino sem liberdade individual e que passa por cima dos direitos humanos.

Um ataque á consciência que pode ser enquadrado noutras religiões que ainda hoje mantêm as mulheres sob o jugo de uma fé mutiladora.

Etiquetas: