quarta-feira, agosto 23, 2006

"Ah, gajas do meu país!"


A situação das mulheres, em Portugal (mas também em Espanha), não é tão estável como se possa imaginar. Ainda existem muitas arestas por limar, papel que não cabe só à política ou à legislação, mas também, e principalmente, às mulheres. Tem que haver uma consciencialização de que as mulheres são seres humanos ao nível dos homens, com direitos e deveres, e aquelas que o sabem devem fazer saber.
Existem vários blogs que são verdadeiras pérolas de um feminismo implícito bastante forte. “Bomba Inteligente” ou “Rititi”, são alguns bons exemplos. O último, “Rititi”, de Rita Barata Silvério, já deu origem a um livro em forma de compilação com os artigos que lá foram publicados. São textos crus e desbragados, mas que dão um novo ar à mulher portuguesa, ainda que não seja muito “correcto”.
Ainda há muito que lutar pelo tão esperado novo feminismo, um feminismo individual e interior, um femininismo de consciencialização, onde se espera das mulheres o grito de revolta que só elas podem dar!
Segundo Francisco José Viegas (escritor) um simples blog como o de Rita Barata Silvério representa um mundo "das mulheres que não são "as nossas mulheres portuguesas" oprimidas pelo fascismo ou enquadradas pelo alto moralismo da Esquerda".
Há de tudo para todos os gostos, há também quem não goste e há que tenha que se preparar, porque já chega de "mulherzinhas" e chegaram as "mulheres furiosas". Venham a Portugal essas gajas...