sexta-feira, setembro 08, 2006

Os anais da coincidência

Facto 1 – Joseph Wilson, ex-diplomata, escreveu, em 2003, que a Administração Bush tinha exagerado as queixas de armas no Iraque para justificar a invasão.

Facto 2 – No mesmo ano alguém deixou escapar o nome da sua mulher, Valerie Plame Wilson, agente do FBI, para a imprensa (ofensa criminal nos USA). Ela trabalhava numa investigação federal que terá chegado a Dick Cheney, o Vice- Presidente dos USA.

Facto 3 – Três anos de investigações depois, o ex-Secretário de Estado Richard Armitage, confessa ter sido ele a revelar o nome de Plame.

Facto 4 – Lewis "Scooter" Libby, ex-auxiliar de Dick Cheney, foi o único funcionário administrativo acusado no caso de fuga de informação da CIA. Vai a tribunal em Janeiro sob a acusação de ter mentido às autoridades sobre conversas que teve com jornalistas acerca de Valerie Plame.

Richard Armitage numa entrevista ao The New York Times: “Foi um erro terrível da minha parte. (…) Não houve um dia em que eu não tivesse sentido que decepcionei o presidente, o secretariado de Estado, os meus colegas, a minha família e os Wilsons. Eu valorizo a minha capacidade para guardar segredos de Estado. Foi desagradável e eu senti-me mesmo mal.”


Que confissão convicta e… oportuna, não?!