domingo, outubro 22, 2006

Pobretto, pobretto!

sábado, outubro 21, 2006

De volta ao início...

Ao que parece o governo está a fechar as portas do inferno ao combate ideológico despenalização - liberalização do aborto. Ainda bem porque ninguém precisa mais disto. Precisamos de olhar para a frente e assentar as discussões em coisas reais.
Nós somos uma "elite iluminada" mas não queremos simplesmente "tornar o aborto livre", não é disso que se trata e ter que argumentar em conformidade já cansa qualquer pessoa melhor esclarecida.

Sim, porque não são "só os derrotados de 98 que querem fazer este referendo" Dra. Isilda Pegado... As pessoas pensam... e andam aí!

Pró-vida? Sim, porque não? Pró-estupidez? Basta...

Processo de Bolonha

"(...) se uma universidade muda de modelo de ensino de um ano para o outro e não se preparou devidamente, o processo pode gerar perda de qualidade." (sem link) E não só... De facto, Joaquim Azevedo (presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica) arranha a superfície de um problema que já afectou centenas de estudantes, apenas a curto prazo. O objectivo último de seguir o modelo europeu de ensino com a adopção do processo é um passo necessário mas as universidades não estão a aderir bem, por muito que tentem lavar a cara com recursos de última hora.
Como J. A. refere no Público, um "licenciado" com três anos de curso pode gerar problemas de mercado, tendo em conta que a denominação de licenciatura a um primeiro ciclo do modelo é uma decisão política. Imaginem uma "licenciatura" adquirida numa universidade cujo modelo de ensino é fracturado!
Mais gritante é o facto das propinas terem vindo a aumentar 200% nos últimos quatro anos...

Nunca caminharemos para um modelo europeu excluindo-nos, á partida, dele mesmo.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Estou revoltada! *2

Sim... é oficial! A minha faculdade vai aderir a Bolonha. Para o ano. Este ano vai acontecer uma "aproximação" ao longo e trabalhoso percurso burocrático que é a adesão ao tratado. Isto é, a mudança abrange apenas metade deste. Mas isto só acontece este ano.

Ao fim e ao cabo, eu sou uma infeliz que por fado terei 10 cadeiras distribuidas por três dias da semana, cabendo aos restantes dois o estágio. É necessário. Aos discentes vítimas da "aproximação", temos muita pena, mas não há outra opção! Vantagens? Nenhumas, terminaremos o curso pelo programa de ensino antigo porque ainda não estamos "totalmente" dentro do tratado.

É oficial... O ministério da educação está de parabéns.